Avançar para o conteúdo

Entre bootcamps e cursos: Que oportunidades há para quem quer entrar no mundo da tecnologia? Expert

Para os estudantes que procuram ingressar numa carreira em TI mais rapidamente, os cursos de programação intensivos dos bootcamp de programação são a solução ideal. Le Wagon – Disponível em full-time (9 semanas + carrer week) ou part-time (24 semanas + career week), o bootcamp da Le Wagon ensina os alunos a desenvolver aplicativos web a partir do zero. Os bootcamps de programação da Wild Code School permitem ainda que, chegados ao último mês de formação, os estudantes possam cumprir a parte final do curso numa das escolas da rede Wild Code School espalhadas pela Europa.

Em Portugal, dados referentes às taxas de colocação do curso de Web Development revelam que a totalidade dos 250 alunos inscritos na escola de Lisboa completaram a formação com sucesso. Destes, cerca de 75% conseguiu emprego na área nos 90 dias seguintes, valor que chega aos 92% quando se consideram os 180 dias seguintes. O “salto” para o mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo quando se vem de um background completamente Bootcamp de programação é 1ª escolha para o desenvolvimento de carreira diferente da área da tecnologia. No entanto, as escolas têm em curso iniciativas para apoiar os alunos que terminam os cursos e tornar a transição um pouco mais fácil. No que toca à Assembly, João Rodrigues indica que “devido à escassez de profissionais desta área de conhecimento”, os alunos “conseguem entrar no mercado de trabalho das tecnologias de informação ainda antes de completarem a formação que demora um ano”.

Programa dos Bootcamps Natal em Aveiro

Estes bootcamps estão disponíveis em full-time, das 09h às 18h, ou pós-laboral, em formato e-learning, com sessões com o formador das 18h30 às 21h30. Inicialmente, os cursos eram gratuitos, sendo financiados através do Orçamento Participativo de Lisboa e, mais tarde, pelo Município do Fundão. E se https://www.patosonline.com/bootcamp-de-programacao-e-1a-escolha-para-o-desenvolvimento-de-carreira/ não acredita nesta afirmação, coloque a contemporaneidade a perspectiva. Os bootcamps são dinamizados pelo Happy Code Portugal, a maior escola de STEAM em Portugal, certificado pelo Microsoft como Autorized Education Partner e a Primeira Escola Parceira do programa Roblox Educators em Portugal.

inscrição no bootcamp de programação mastertech

Para poder frequentar este bootcamp é necessário passar por um processo de seleção, no qual o candidato é entrevistado e terá de concluir com sucesso um curso de Ruby de 9 horas. Se procura um curso de programação em Lisboa, administrado por uma entidade de prestígio na área da Tecnologia, não precisa de continuar à procura. Uma situação semelhante se passa com a 42 Lisboa, onde, apesar da duração mais longa do curso, há dezenas de alunos que, em menos de um ano receberam propostas de trabalho na área, procurando conciliar o trabalho com o curso. “De forma a abrir as portas da 42 a mais candidatos, em julho iremos abrir a 42 Porto, escola para a qual estamos já a receber candidaturas”, avança fonte oficial da escola tecnológica. Catarina Costa afirma que a procura e o número de matrículas têm aumentado, acompanhando o crescimento da escola tecnológica.

Le Wagon

Introdução à aprendizagem de escrita de código numa das linguagens mais utilizadas em todo o mundo para criação de diferentes jogos bem como conhecer ferramentas que podem usar para se tornar cada vez mais autónomos na programação e criação de jogos. Num bootcamp de web developer terá acesso à aprendizagem com profissionais da indústria e mentores que lhe dão conhecimento de práticas e casos reais para realizar projetos sobre que mais tarde poderá incluir no seu portfólio. Nos bootcamps de web developer, considerando a sua duração de 3 e 5 meses, um destes cursos custa em média menos do que um ano de aulas numa faculdade, num curso de quatro anos, quando consideradas todas as despesas de habitação e do dia-a-dia.

A Ironhack, escola de tecnologia que chegou a Portugal no final de 2018, é uma das empresas que disponibilizam bootcamps de formação, onde é possível aprender desde programação até UX/UI Design. Os bootcamps são uma tendência que se tem afirmado na formação em tecnologia, sobretudo na área da programação. Quem procura estas formações imersivas e intensivas, que aliam teoria e prática, tem os perfis mais diversos e as motivações também podem ser bem distintas. Predominam os candidatos com background de gestão ou engenharias não informáticas, à procura de melhores oportunidades de carreira e também se destacam empreendedores a querer desenvolver produtos de base tecnológica.

Empresas Comprometidas com Sustentabilidade São Mais Competitivas

Nela o candidato tem de completar um conjunto de etapas na “n01r”, a plataforma própria da . Depois, já presencialmente, há uma entrevista, aula de demonstração e novo desafio de programação. Não existem pré-requisitos para participar no curso da Le Wagon, que tem o valor de 5.900 euros. Os candidatos têm apenas de preencher o formulário de inscrição no site, responder a algumas perguntas por email e ir a uma entrevista. Pode ver o programa e horário aqui abaixo e escolher os cursos preferidos consoante a idade e nível da sua criança.

  • Tendo em consideração o processo de contratação, tanto os cursos de programação como o ensino superior na área tecnológica têm uma boa taxa de contratação.
  • Para poder frequentar este bootcamp é necessário passar por um processo de seleção, no qual o candidato é entrevistado e terá de concluir com sucesso um curso de Ruby de 9 horas.
  • Foi numa conferência que percebeu que havia mais pontos comuns entre a antropologia e a tecnologia do que seria de esperar.”Fiz o bootcamp e foi a melhor experiência da minha vida profissional e académica até agora.

Entre 2012 e 2021 o número de especialistas em TIC na UE registou um crescimento de 50,5%. Apesar da evolução, as empresas da continuam a ter dificuldade em preencher as vagas para esta área. Ainda no ano passado, um estudo conduzido pela RAND Europe para a Salesforce, revelou que 64% das grandes empresas e 56% das PMEs europeias têm dificuldade em recrutar para vagas de emprego ligadas a este setor. De acordo com novos dados do Eurostat, o número de pessoas a trabalhar como especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na União Europeia quase alcançou a marca dos nove milhões em 2021, correspondendo a 4,5% da mão de obra na UE.

É ideal para estudantes e trabalhadores que tencionam aprender a programar mas que infelizmente não podem estar a aprender a programar a full-time, visto terem ocupações profissionais ou académicas. Fazer um coding bootcamp é uma boa opção para quem tenciona aprender programação em regime intensivo, de forma prática e num curto período de tempo. Esta 9ª edição do Coding Bootcamp começa no próximo dia 17 e as candidaturas já estão abertas. Os primeiros a declararem interesse em integrar esta formação têm prioridade no processo de seleção. Nos últimos dois anos, a iniciativa recebeu mais de 5 mil candidaturas.

inscrição no bootcamp de programação mastertech

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *