Para os estudantes que procuram ingressar numa carreira em TI mais rapidamente, os cursos de programação intensivos dos bootcamp de programação são a solução ideal. Le Wagon – Disponível em full-time (9 semanas + carrer week) ou part-time (24 semanas + career week), o bootcamp da Le Wagon ensina os alunos a desenvolver aplicativos web a partir do zero. Os bootcamps de programação da Wild Code School permitem ainda que, chegados ao último mês de formação, os estudantes possam cumprir a parte final do curso numa das escolas da rede Wild Code School espalhadas pela Europa.
Em Portugal, dados referentes às taxas de colocação do curso de Web Development revelam que a totalidade dos 250 alunos inscritos na escola de Lisboa completaram a formação com sucesso. Destes, cerca de 75% conseguiu emprego na área nos 90 dias seguintes, valor que chega aos 92% quando se consideram os 180 dias seguintes. O “salto” para o mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo quando se vem de um background completamente Bootcamp de programação é 1ª escolha para o desenvolvimento de carreira diferente da área da tecnologia. No entanto, as escolas têm em curso iniciativas para apoiar os alunos que terminam os cursos e tornar a transição um pouco mais fácil. No que toca à Assembly, João Rodrigues indica que “devido à escassez de profissionais desta área de conhecimento”, os alunos “conseguem entrar no mercado de trabalho das tecnologias de informação ainda antes de completarem a formação que demora um ano”.
Programa dos Bootcamps Natal em Aveiro
Estes bootcamps estão disponíveis em full-time, das 09h às 18h, ou pós-laboral, em formato e-learning, com sessões com o formador das 18h30 às 21h30. Inicialmente, os cursos eram gratuitos, sendo financiados através do Orçamento Participativo de Lisboa e, mais tarde, pelo Município do Fundão. E se https://www.patosonline.com/bootcamp-de-programacao-e-1a-escolha-para-o-desenvolvimento-de-carreira/ não acredita nesta afirmação, coloque a contemporaneidade a perspectiva. Os bootcamps são dinamizados pelo Happy Code Portugal, a maior escola de STEAM em Portugal, certificado pelo Microsoft como Autorized Education Partner e a Primeira Escola Parceira do programa Roblox Educators em Portugal.
Para poder frequentar este bootcamp é necessário passar por um processo de seleção, no qual o candidato é entrevistado e terá de concluir com sucesso um curso de Ruby de 9 horas. Se procura um curso de programação em Lisboa, administrado por uma entidade de prestígio na área da Tecnologia, não precisa de continuar à procura. Uma situação semelhante se passa com a 42 Lisboa, onde, apesar da duração mais longa do curso, há dezenas de alunos que, em menos de um ano receberam propostas de trabalho na área, procurando conciliar o trabalho com o curso. “De forma a abrir as portas da 42 a mais candidatos, em julho iremos abrir a 42 Porto, escola para a qual estamos já a receber candidaturas”, avança fonte oficial da escola tecnológica. Catarina Costa afirma que a procura e o número de matrículas têm aumentado, acompanhando o crescimento da escola tecnológica.
Le Wagon
Introdução à aprendizagem de escrita de código numa das linguagens mais utilizadas em todo o mundo para criação de diferentes jogos bem como conhecer ferramentas que podem usar para se tornar cada vez mais autónomos na programação e criação de jogos. Num bootcamp de web developer terá acesso à aprendizagem com profissionais da indústria e mentores que lhe dão conhecimento de práticas e casos reais para realizar projetos sobre que mais tarde poderá incluir no seu portfólio. Nos bootcamps de web developer, considerando a sua duração de 3 e 5 meses, um destes cursos custa em média menos do que um ano de aulas numa faculdade, num curso de quatro anos, quando consideradas todas as despesas de habitação e do dia-a-dia.
A Ironhack, escola de tecnologia que chegou a Portugal no final de 2018, é uma das empresas que disponibilizam bootcamps de formação, onde é possível aprender desde programação até UX/UI Design. Os bootcamps são uma tendência que se tem afirmado na formação em tecnologia, sobretudo na área da programação. Quem procura estas formações imersivas e intensivas, que aliam teoria e prática, tem os perfis mais diversos e as motivações também podem ser bem distintas. Predominam os candidatos com background de gestão ou engenharias não informáticas, à procura de melhores oportunidades de carreira e também se destacam empreendedores a querer desenvolver produtos de base tecnológica.
Empresas Comprometidas com Sustentabilidade São Mais Competitivas
Nela o candidato tem de completar um conjunto de etapas na “n01r”, a plataforma própria da . Depois, já presencialmente, há uma entrevista, aula de demonstração e novo desafio de programação. Não existem pré-requisitos para participar no curso da Le Wagon, que tem o valor de 5.900 euros. Os candidatos têm apenas de preencher o formulário de inscrição no site, responder a algumas perguntas por email e ir a uma entrevista. Pode ver o programa e horário aqui abaixo e escolher os cursos preferidos consoante a idade e nível da sua criança.
- Tendo em consideração o processo de contratação, tanto os cursos de programação como o ensino superior na área tecnológica têm uma boa taxa de contratação.
- Para poder frequentar este bootcamp é necessário passar por um processo de seleção, no qual o candidato é entrevistado e terá de concluir com sucesso um curso de Ruby de 9 horas.
- Foi numa conferência que percebeu que havia mais pontos comuns entre a antropologia e a tecnologia do que seria de esperar.”Fiz o bootcamp e foi a melhor experiência da minha vida profissional e académica até agora.
Entre 2012 e 2021 o número de especialistas em TIC na UE registou um crescimento de 50,5%. Apesar da evolução, as empresas da continuam a ter dificuldade em preencher as vagas para esta área. Ainda no ano passado, um estudo conduzido pela RAND Europe para a Salesforce, revelou que 64% das grandes empresas e 56% das PMEs europeias têm dificuldade em recrutar para vagas de emprego ligadas a este setor. De acordo com novos dados do Eurostat, o número de pessoas a trabalhar como especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na União Europeia quase alcançou a marca dos nove milhões em 2021, correspondendo a 4,5% da mão de obra na UE.
É ideal para estudantes e trabalhadores que tencionam aprender a programar mas que infelizmente não podem estar a aprender a programar a full-time, visto terem ocupações profissionais ou académicas. Fazer um coding bootcamp é uma boa opção para quem tenciona aprender programação em regime intensivo, de forma prática e num curto período de tempo. Esta 9ª edição do Coding Bootcamp começa no próximo dia 17 e as candidaturas já estão abertas. Os primeiros a declararem interesse em integrar esta formação têm prioridade no processo de seleção. Nos últimos dois anos, a iniciativa recebeu mais de 5 mil candidaturas.